Contents
Qual melhor lugar para procurar hotel?
A reserva de hospedagem pela internet é cada vez mais comum. Existem muitos sites especializados em buscar os melhores preços de passagens, hotéis e aluguéis de carro. Não faltam opções para todos os públicos.
Mesmo assim, muitos viajantes ainda se sentem inseguros. Nesse sentido, a melhor dica é: sempre procure avaliações no ReclameAqui para averiguar se um site é autêntico.
Além disso, vale a pena buscar em diferentes plataformas para comparar preços e encontrar as melhores ofertas. O Canaltech selecionou cinco sites confiáveis para reservas em hotéis. Acompanhe!
O Trivago não é específico para reservas de hospedagem, é uma plataforma que serve como mecanismo de busca. Justamente por isso é uma boa opção para encontrar uma seleção interessante de hotéis e similares.
Com diversas opções de hotéis e outras possibilidades de acomodação, o Booking apresenta desde locais luxuosos até hospedagem com quartos compartilhados. É um dos portais mais usados em todo o mundo para reservas de acomodação.
Pertencente à multinacional Expedia, o Hoteis.com é um dos sites de reservas mais utilizados no Brasil e em outros países do mundo. Na plataforma, é possível encontrar desde opções econômicas até os hotéis 5 estrelas.
O serviço oferece pacotes de viagem, passagens, hospedagens e aluguéis de carros. Uma de suas especialidades é a reserva de acomodações de todos os tipos e para diferentes públicos.
Plataforma conhecida mundialmente, o Tripadvisor é um serviço de opiniões e recomendações. Viajantes podem deixar suas impressões sobre locais visitados e serviços. Além disso, oferece venda de pacotes de viagem e reservas.
O que é preciso para se hospedar em um hotel?
HOSPEDAGEM DE MENORES EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ESTABELECE QUE A ACEITAÇÃO DOS MENORES EM HOTÉIS ESTÁ CONDICIONADA ÀS SEGUINTES REGRAS:
- Se acompanhados pelos pais (ou um deles), o menor deverá portar obrigatoriamente identidade ou certidão de nascimento original ou cópia autenticada, desde que os pais também estejam portando documento de identificação com foto;
- Se a criança ou adolescente estiver sozinha ou acompanhada de terceiros, é exigida autorização assinada pelos pais ou responsáveis com firma devidamente registrada em cartório ou autorização judicial;
Confira, abaixo, a legislação que proíbe a exploração sexual em estabelecimentos comerciais:
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – LEI 8.069/90
Art. 2º – Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Art. 82. É proibida a hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsável.
Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere: (Redação dada pela Lei nº 12.038, de 2009).
Pena – multa.
§ 1º Em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 (quinze) dias.
§ 2º Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada.
Para criança ou adolescente acompanhada dos pais ou responsável legal, a comprovação da responsabilidade se dará mediante a apresentação de documentos de identificação com Fé Pública (RG, Certidão de Nascimento, Passaporte);
Para criança ou adolescente desacompanhada dos pais, deverá apresentar autorização dos pais contendo firma reconhecida em cartório;
O preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) deverá ser preenchida e assinada em conjunto com seu pai/mãe ou responsável legal, sendo que a cópia deverá ser anexada à FNRH do menor.
PORTANTO, A LEGISLAÇÃO DISPÕE QUE:
No ato do check-in, será necessária a apresentação dos documentos de identidade dos pais e identidade ou certidão de nascimento dos menores:
- Menores acompanhados somente de um dos pais: No ato do check-in, apresentação do documento de identidade do pai ou mãe e identidade ou certidão de nascimento dos menores;
- Menores acompanhados de parentes (tios, avós, primos, etc.): No ato do check-in, apresentação do documento de identidade de todos e identidade ou certidão de nascimento dos menores e uma autorização original de hospedagem por escrito de ambos os pais, com as firmas devidamente reconhecidas em cartório, informando data de entrada e saída, motivo da hospedagem do menor e telefones dos pais para contato.
- Menores desacompanhados: Por determinação da Lei Federal n. 8.069, de 13/
Como funciona hospedagem em motel?
Já ouviu falar sobre a tendência de hospedagem em motéis? Frequentemente, donos de estabelecimentos, independentemente do nicho de atuação, precisam se adaptar devido às mudanças de comportamento do público. No âmbito dos motéis, não é diferente. Tem crescido, por exemplo, o interesse das pessoas de ficarem hospedadas nesses empreendimentos em vez de buscarem por hotéis. São muitos os motivos que levam a essa escolha. Cabe ao dono do negócio estruturar a sua gestão para que esses clientes também sejam fidelizados. Neste material, a gente explica por que as pessoas têm feito essa opção, além de dicas para que você possa se adaptar a essa tendência. Confira!
Antes de mais nada, é interessante entendermos quais são os tópicos que levam a hospedagem em motel ter se tornado uma tendência desse segmento. A seguir, selecionamos alguns motivos. Confira!
Primeiro, temos a questão de que se hospedar em motel é muito mais simples para o cliente. Em um hotel, normalmente, é preciso pesquisar com antecedência para ficar em um bom espaço. Para isso, a pessoa tem que decidir as datas com antecedência, buscar um local que seja de qualidade e trazer o seu interesse. Se ela decidir uma viagem em cima da hora, dificilmente vai encontrar um estabelecimento de qualidade. Por isso, acabam optando por motéis, principalmente para viagens mais curtas. Caso ela fique por uma noite, por exemplo, paga pelo pernoite sem precisar checar com antecedência a disponibilidade, fazer reservas e toda aquela burocracia de hotéis.
Outro fator que se destaca é que as hospedagens normalmente são mais econômicas. Motéis oferecem preços mais competitivos, o que chama a atenção dos clientes ao buscar por um empreendimento onde vai ficar por algumas horas.
Se destaca, ainda, a flexibilidade de horários. Os motéis geralmente têm políticas de check-in e check-out mais flexíveis em comparação com hotéis tradicionais. Isso pode ser conveniente para pessoas que chegam tarde da noite ou que precisam de um lugar para descansar por apenas algumas horas. Em um motel, há a possibilidade de passar a noite e sair apenas quando achar que seria interessante. Nesse sentido, acaba sendo uma opção muito mais atrativa do que um hotel pois o hóspede pagará somente as horas adicionais, enquanto no hotel ele teria que pagar mais uma diária.
Os motéis têm acompanhado a evolução ao longo dos anos, adaptando-se às demandas e preferências dos hóspedes, e atualmente oferecem serviços que não deixam nada a desejar em relação às grandes redes hoteleiras. Aqui estão algumas das principais tendências na evolução dos serviços em motéis:
Agora que você já conhece alguns dos motivos que levam os clientes a optarem por motel em vez de hotel, chegou o momento de trazermos dicas para que os gestores possam se adaptar a esse novo contexto. É preciso adaptar a comunicação com os clientes que desejam utilizar as instalações como hotel. Mas atenção: só mude o que já é feito no negócio se a pessoa em algum momento ressaltar que esse é o.
O que é diária motel?
As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Viajante ou não, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que significa diária e como ela funciona em cada hospedagem. Por si só, o nome já diz: diária quer dizer despesa de cada dia. Então, o que tem por trás dessa palavra que cerca todos os roteiros e planos de viagem? Se você quer descobrir e até mesmo se familiarizar mais com o que significa diária, continue lendo este artigo!
Reservando um hotel, uma pousada ou outro tipo de hospedagem, é normal se deparar com o termo “diária”. Nesses estabelecimentos, esse conceito se refere a uma unidade de estadia que determina o preço e a permanência dos hóspedes nos locais. Exemplificando: quando você se acomoda em um local que não é sua casa, é necessário pagar para estar ali, certo? Para decidir quanto isso custa, os estabelecimentos definem um valor fixo para cada dia de estadia. Isso é uma diária de hotel!
Se as dúvidas persistem e a pergunta em questão agora é “como funciona a diária de um hotel?”, a resposta é bem simples: depende da situação. Isso porque cada estabelecimento define o que está disponível aos hóspedes.
De acordo com cada hospedagem, o valor da diária pode incluir até café da manhã, meia-pensão (café da manhã e uma das refeições principais) ou pensão completa (todas as refeições inclusas), além de opções de entretenimento e lazer. Entendendo o que significa e como funciona uma unidade de estadia, é normal se perguntar quanto tempo ela dura. Para responder essa pergunta, nada é melhor que uma lei sobre diária de um hotel.
Também conhecida como Lei Geral do Turismo, a Lei 11.771 de 2008 estabelece diretrizes sobre a Política Nacional do Turismo. Quanto aos meios de hospedagem, ela diz que o período de uma diária deve durar obrigatoriamente em torno de 24 horas, compreendendo horários fixados para entrada e saída de hóspedes.
Entretanto, isso varia de acordo com as hospedagens. Cada estabelecimento pode oferecer diferentes pacotes e promoções aos hóspedes, que podem flexibilizar a duração das diárias, assim como os horários de check-in e check-out. Se você é uma pessoa que viaja bastante ou já teve algumas experiências com hospedagens, sabe que o check-in e o check-out são ferramentas importantes para fechar uma diária de um hotel. Então, que tal saber um pouco mais sobre eles?!
Para quem não sabe, o check-in é um termo utilizado para definir a entrada de um hóspede no estabelecimento. Geralmente, ele acontece a partir do meio-dia e serve como um registro para esses visitantes se acomodarem nas instalações. Normalmente, o check-in acontece da seguinte forma: os funcionários da hospedagem fornecem os detalhes sobre estadia, enquanto os hóspedes informam número de reserva, dados pessoais, tipo de acomodação, número de pessoas, duração de permanência e forma de pagamento. Após isso, os visitantes preenchem uma ficha de registro e seguem para as acomodações. Nesse caminho, os funcionários dão detalhes sobre os.
O que um hotel fornece?
Os hotéis são parte fundamental do planejamento da viagem. Saber pelo que está pagando e se terá que gastar a mais com comida e alguns serviços como wi-fi, transporte e estacionamento é fundamental para que o turista tenha uma viagem mais tranquila.
Na hora de reservar um hotel, o turista deve verificar o que está incluído no valor da hospedagem. Os hotéis são obrigados, por lei, a disponibilizarem os valores de todos os serviços aos hóspedes. O cliente deve ficar atento, já que os serviços oferecidos e os benefícios incluídos dependem de cada hotel. Geralmente, o valor da inclui, além da hospedagem, café da manhã e serviços como internet e estacionamento.
O viajante deve saber que o que está incluindo nas diárias depende também do país de destino. Hotéis de países como França e Estados Unidos raramente incluem o café da manhã em suas diárias.
Para o turista, a melhor maneira de saber o que está incluso no preço que está pagando pela hospedagem é observar quantas estrelas o hotel possui.
Hotéis de até 3 estrelas por exemplo, não disponibilizam estacionamento e o também não são obrigados a disponibilizar serviço de internet para seus hóspedes. Já os hotéis com 4 estrelas ou mais, pelo preço da diária, proporcionam para seus hóspedes algumas comodidades como secador de cabelo, roupão e chinelos.
Muitos hotéis possuem um frigobar no quarto, mas os produtos que o hotel disponibiliza no compartimento – como salgadinhos, refrigerantes e água mineral – não estão incluídos no preço que o cliente irá pagar para se hospedar.
Muitos hotéis e, principalmente, resorts trabalham com o sistema conhecido como “all inclusive” (“tudo incluso”, no português). Esse sistema é uma modalidade em que todas as refeições e bebidas estão inclusas.
Normalmente, os hotéis que trabalham nessa modalidade permitem o consumo livre de café da manhã, almoço, lanche e jantar, itens de frigobar e bebidas (alcoólicas ou não alcoólicas) ao longo do dia. Os hotéis all inclusive ainda disponibilizam para seus hóspedes serviços como monitores de recreação, empréstimo de toalha, serviço de praia e atividades não motorizadas, exceto SPA.
Antes de reservar o hotel, é aconselhável que o turista pesquise o que o local proporciona e o que está incluído nesse valor.